terça-feira, 7 de março de 2017

Análise crítica de textos publicitários


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
Centro de Ciências Humanas
Curso de Pedagogia

Alessandra Fiuza Santos
Patrícia de Jesus Oliva





PLANO DE AULA










Montes Claros – MG

Fevereiro – 2017



Alessandra Fiuza Santos
Patrícia de Jesus Oliva









PLANO DE AULA


Plano de aula apresentado como parte das exigências avaliativas da disciplina Tecnologia Educacional, do 7º Período de Pedagogia, da Universidade Estadual de Montes Claros-Unimontes.

Solicitado pela Profª.  Dra. Fábia Magali Santos Vieira





Montes Claros – MG
Fevereiro – 2017



Tema: Análise crítica de textos publicitários
Série: 5º Ano do Ensino Fundamental
Disciplina: Português
Número de aulas: 1

Objetivo geral

·                    Proporcionar uma reflexão acerca das propagandas que circulam frequentemente no meio social.

Objetivos específicos

·        Identificar a propaganda como um meio de interação entre leitor, mídia e sociedade.
·   Identificar a função dos textos publicitários, bem como ser capaz de perceber as intenções subentendidas nesse tipo de texto.
·         Analisar criticamente as intenções de uma propaganda.

 Conteúdo: Produção e recepção de textos em contexto digital

Materiais: Data show, caixinhas de som, notebooks, pen drive, fotocópias.

Metodologia


            Inicialmente será realizada uma exposição sobre o tema utilizando a ferramenta prezi, essa exposição discutirá conceitos sobre textos publicitários, qual sua função entre outras informações. Após esse momento será distribuída para a turma fotocópias com a tirinha e com as questões de análise propostas.
            Após a resolução individual das questões pela turma, será realizada uma roda de discussão onde cada um irá expor suas respostas e opiniões sobre o assunto.
            No momento seguinte, após a discussão será reproduzido em data show o vídeo “Lava rápido Hot Wheels”, uma propaganda infantil produzida pela Global Magazine Br., onde apresenta um brinquedo, um lava jato de carros, com características irreais para um brinquedo. Após a reprodução haverá outra discussão com a turma, direcionada pela professora e tendo como base os seguintes questionamentos:

·                    Sobre o que é o vídeo?
·                    Quais as características da linguagem do vídeo?
·                    Qual a intenção dele?
·                    Você acha que as ações apresentadas nele são possíveis de ser realizadas no mundo “real”?
          
1º Momento

ØExposição sobre a natureza dos textos publicitários utilizando a ferramenta Prezi.

Ø  Discussão acerca dos anúncios contidos na apresentação abaixo.

Figura 01: Layout da apresentação sobre Textos Publicitários


 2º Momento

Ø  Explorar a tirinha da Mafalda e propor questões de interpretação da imagem.
Figura 02: Tirinha Mafalda


Questões para discussão:

1.    Na tirinha acima, o que o Miguelito estava fazendo?
2.     A partir do diálogo entre os personagens, é possível saber o que Miguelito assistiu na TV?
3.     Quais produtos eram anunciados no comercial da TV?
4.     A tirinha acima permite realizar uma crítica por meio do humor, qual é essa crítica?
5.  Você acredita que ter a oportunidade de consumir os produtos que são anunciados nas propagandas, nos traz a sensação de felicidade? Por quê?
6.    Você já teve muita vontade de comprar algum produto depois de vê-lo em uma propaganda? Por quê?
7.   Todas às vezes que comprou um produto que tinha visto em alguma propaganda você ficou satisfeito com o que recebeu?
8.  Você conhece alguém que comprou algum produto que viu em um anúncio e se decepcionou posteriormente, por ter chegado à conclusão que aquele produto não cumpria com o que foi anunciado?

 3º Momento

Ø  Apresentação do vídeo “Lava rápido Hot Wheels


Figura 03: Tela do vídeo “Lava Rápido Hot Wheels”

Questões sobre o vídeo:

1.    Qual a intenção do vídeo?
2.     Os carrinhos vendidos nas lojas são como estes apresentados no vídeo?
3.   Qual artifício utilizado na propaganda que despertam o interesse das pessoas para adquirir este produto? 
4.     Os carrinhos são capazes de realizar todas as manobras realizadas no vídeo?

   4º Momento
           
           Após discutir e refletir sobre todas essas questões, pedir às crianças que redijam uma carta para um amigo que pretenda adquirir os carrinhos exibidos no filme por ter assistido à propaganda, alertando-o sobre os cuidados que devemos ter com as propagandas e descrevendo as características reais dos carrinhos.


Avaliação
          
         A avaliação será feita de modo contínuo, levando em consideração a participação e interação do aluno durante a aula e na realização da atividade
.

Referências   

BR, Global Magazine. Lava Rápido Hot Wheels. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GALeGly3_mM
Acessado em 06 de Fevereiro de 2017.

FREITAS, Hellen Josy Monteiro. Leitura crítica de textos midiáticos: do texto publicitário à formação leitora. 2015. 199f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.

PETERMANN, Juliana. Imagens na publicidade: significações e persuasão. UNIrevista, São Leopoldo-RS, vol. 1, n. 3, jul. 2006. Disponível em: http://gnuclear.net/test/us01apos/a041212O%20Uso%20da.PDF. Acessado em 06 de Fevereiro de 2017.

SILVA, Leila Tupinambá. Redes Sociais: Possibilidades para desenvolvimento de práticas argumentativas. 2015. 165f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.



Um comentário:

  1. A mídia possui a capacidade de substituir e construir valores, modificar comportamentos e atitudes, influenciar e transformar contextos sociais e grupos. Pode exercer desse modo, uma espécie de controle social contribuindo para a massificação da sociedade.
    Os meios de comunicação em massa, principalmente a televisão e a internet, ocupam um grande espaço no cotidiano das pessoas. Isso se torna mais visível quando se observa a rotina de crianças e adolescentes, que passam uma grande parte do seu tempo diante dessas mídias.
    Frente a este cenário, não é de se surpreender que grandes empresas descobrissem nessas mídias, um excelente veículo de exposição de seus produtos. Os comerciais têm grande influencia sobre o público infantil, principalmente se considerarmos seu poder de atração. Utilizando-se desse artifício, muitas empresas criam propagandas publicitárias de produtos que estão em desacordo com a realidade.
    Neste sentido, este plano de aula vem como uma proposta para uma discussão com as crianças a respeito dessa realidade com a intenção de educar o público infantil para perceber quais os artifícios utilizados nos textos publicitários no intuito de manipulá-los, incentivando a aquisição de itens que são apresentados com informações que não estão de acordo com a realidade.

    ResponderExcluir