UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
Centro de Ciências Humanas
Curso de Pedagogia
Alessandra
Fiuza Santos
Patrícia
de Jesus Oliva
PLANO DE AULA
Montes
Claros – MG
Fevereiro
– 2017
1º Momento
Questões para discussão:
Avaliação
Alessandra
Fiuza Santos
Patrícia
de Jesus Oliva
PLANO DE AULA
Plano de aula apresentado como parte das exigências avaliativas da
disciplina Tecnologia Educacional, do 7º Período de Pedagogia, da Universidade
Estadual de Montes Claros-Unimontes.
Solicitado pela Profª. Dra. Fábia
Magali Santos Vieira
Montes
Claros – MG
Fevereiro – 2017
Tema:
Análise
crítica de textos publicitários
Série:
5º
Ano do Ensino Fundamental
Disciplina:
Português
Número
de aulas: 1
Objetivo
geral
·
Proporcionar uma reflexão acerca das propagandas que circulam frequentemente no
meio social.
Objetivos específicos
· Identificar a
propaganda como um meio de interação entre leitor, mídia e sociedade.
· Identificar a
função dos textos publicitários, bem como ser capaz de perceber as intenções
subentendidas nesse tipo de texto.
· Analisar
criticamente as intenções de uma propaganda.
Conteúdo: Produção e
recepção de textos em contexto digital
Materiais:
Data show, caixinhas de som, notebooks, pen drive, fotocópias.
Metodologia
Inicialmente
será realizada uma exposição sobre o tema utilizando a ferramenta prezi, essa exposição discutirá
conceitos sobre textos publicitários, qual sua função entre outras informações.
Após esse momento será distribuída para a turma fotocópias com a tirinha e com
as questões de análise propostas.
Após
a resolução individual das questões pela turma, será realizada uma roda de
discussão onde cada um irá expor suas respostas e opiniões sobre o assunto.
No
momento seguinte, após a discussão será reproduzido em data show o vídeo “Lava
rápido Hot Wheels”, uma propaganda
infantil produzida pela Global Magazine Br., onde apresenta um brinquedo,
um lava jato de carros, com características irreais para um brinquedo. Após a
reprodução haverá outra discussão com a turma, direcionada pela professora e
tendo como base os seguintes questionamentos:
·
Sobre o que é o vídeo?
·
Quais as características da linguagem do
vídeo?
·
Qual a intenção dele?
·
Você acha que as ações apresentadas nele
são possíveis de ser realizadas no mundo “real”?
1º Momento
ØExposição
sobre a natureza dos textos publicitários utilizando a ferramenta Prezi.
Ø Discussão
acerca dos anúncios contidos na apresentação abaixo.
Figura
01: Layout da apresentação sobre Textos Publicitários
Disponível
em: https://prezi.com/b5uewoibmyjv/textos-publicitarios/
2º
Momento
Ø Explorar
a tirinha da Mafalda e propor questões de interpretação da imagem.
Figura
02: Tirinha Mafalda
Questões para discussão:
1. Na tirinha acima, o que o Miguelito
estava fazendo?
2. A partir do diálogo entre os
personagens, é possível saber o que Miguelito assistiu na TV?
3. Quais produtos eram anunciados no
comercial da TV?
4. A tirinha acima permite realizar uma
crítica por meio do humor, qual é essa crítica?
5. Você acredita que ter a oportunidade de
consumir os produtos que são anunciados nas propagandas, nos traz a sensação de
felicidade? Por quê?
6. Você já teve muita vontade de comprar
algum produto depois de vê-lo em uma propaganda? Por quê?
7. Todas às vezes que comprou um produto
que tinha visto em alguma propaganda você ficou satisfeito com o que recebeu?
8. Você conhece alguém que comprou algum
produto que viu em um anúncio e se decepcionou posteriormente, por ter chegado
à conclusão que aquele produto não cumpria com o que foi anunciado?
3º
Momento
Ø Apresentação
do vídeo “Lava rápido Hot Wheels”
Figura
03: Tela do vídeo “Lava Rápido Hot Wheels”
Questões sobre o
vídeo:
1. Qual a intenção do vídeo?
2. Os carrinhos vendidos nas lojas são como
estes apresentados no vídeo?
3. Qual artifício utilizado na propaganda
que despertam o interesse das pessoas para adquirir este produto?
4. Os carrinhos são capazes de realizar
todas as manobras realizadas no vídeo?
4º
Momento
Após discutir e refletir sobre todas
essas questões, pedir às crianças que redijam uma carta para um amigo que
pretenda adquirir os carrinhos exibidos no filme por ter assistido à
propaganda, alertando-o sobre os cuidados que devemos ter com as propagandas e
descrevendo as características reais dos carrinhos.
Avaliação
A avaliação será feita de modo
contínuo, levando em consideração a participação e interação do aluno durante a
aula e na realização da atividade
.
Referências
BR, Global
Magazine. Lava Rápido Hot Wheels. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=GALeGly3_mM
Acessado em 06
de Fevereiro de 2017.
FREITAS, Hellen
Josy Monteiro. Leitura crítica de textos
midiáticos: do texto publicitário à formação leitora. 2015. 199f.
Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros.
Montes Claros.
PETERMANN,
Juliana. Imagens na publicidade:
significações e persuasão. UNIrevista, São
Leopoldo-RS, vol. 1, n. 3, jul. 2006.
Disponível em: http://gnuclear.net/test/us01apos/a041212O%20Uso%20da.PDF.
Acessado em 06 de Fevereiro de 2017.
SILVA, Leila
Tupinambá. Redes Sociais: Possibilidades
para desenvolvimento de práticas argumentativas. 2015. 165f. Dissertação
(Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Montes Claros. Montes Claros.
A mídia possui a capacidade de substituir e construir valores, modificar comportamentos e atitudes, influenciar e transformar contextos sociais e grupos. Pode exercer desse modo, uma espécie de controle social contribuindo para a massificação da sociedade.
ResponderExcluirOs meios de comunicação em massa, principalmente a televisão e a internet, ocupam um grande espaço no cotidiano das pessoas. Isso se torna mais visível quando se observa a rotina de crianças e adolescentes, que passam uma grande parte do seu tempo diante dessas mídias.
Frente a este cenário, não é de se surpreender que grandes empresas descobrissem nessas mídias, um excelente veículo de exposição de seus produtos. Os comerciais têm grande influencia sobre o público infantil, principalmente se considerarmos seu poder de atração. Utilizando-se desse artifício, muitas empresas criam propagandas publicitárias de produtos que estão em desacordo com a realidade.
Neste sentido, este plano de aula vem como uma proposta para uma discussão com as crianças a respeito dessa realidade com a intenção de educar o público infantil para perceber quais os artifícios utilizados nos textos publicitários no intuito de manipulá-los, incentivando a aquisição de itens que são apresentados com informações que não estão de acordo com a realidade.