quarta-feira, 8 de março de 2017


UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
Centro de Ciências Humanas
Curso de Pedagogia
Emariângela Pereira da Conceição Souto
Tânia Aparecida Mendes de Freitas





PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE









Montes Claros – MG
Fevereiro - 2017
Emariângela Pereira da Conceição Souto
Tânia Aparecida Mendes de Freitas








PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina Tecnologia Aplicada á Educação ministrada no 7º período do curso de Pedagogia da Unimontes.

Profª Drª Fábia Magali. S. Vieira





Montes Claros – MG
Fevereiro - 2017


PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE
Escola:
Turma: 4º ano Ensino Fundamental
Disciplina: Português
Tema: A influência dos meios de comunicação na vida moderna.
Duração da aula: 50 minutos.
Acadêmicas: Emariângela Pereira/ Tânia Freitas

Objetivo geral:
            Despertar através da leitura de imagens o senso crítico sobre a influência dos meios de comunicação na vida moderna. O senso crítico é desenvolvido na medida em que colocamos as crianças em debate para analisar os detalhes das imagens e descrever qual o significado que tem para eles. As tecnologias e as informações/imagens têm desempenhado na vida social implica não somente explorar as características técnicas dos meios, mas buscar entender as condições sociais, culturais e educativas de seus contextos.


Objetivos específicos:
·       Observar as mudanças ocorridas no modo de comunicação entre as pessoas;
·       Identificar o uso de tecnologias como um recurso facilitador da comunicação;
·       Identificar os pontos positivos e negativos que provém do uso de recursos tecnológicos na comunicação.
Metodologia:
            A atividade será fotocopiada e distribuída aos alunos que terão 35 minutos para ler e responder as questões propostas. Em seguida, a professora deverá recolher as atividades e entregá-las aleatoriamente novamente. Depois, pedirá que os alunos se sentem em círculo para melhor discussão sobre o mecanismo de atração que é a TV. O aluno deverá ler as respostas da atividade do colega que ele recebeu, em seguida deverá dizer se concorda ou não com o posicionamento do colega.
Recursos:
            Folhas A4 fotocopiadas; lápis e borracha.
Avaliação:
Observação e registro das atividades e participação nas atividades.
_________________________________________________________________
Aluno (a): ________________________________________________________________
Turma:_________________________ Data: ____/_____/_______
Prof.:__________________________________________________________
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1.     Observe a figura abaixo:
s
Marque a alternativa representa a cena descrita na imagem acima:
a)     A professora não consegue fazer com que as crianças prestem atenção na aula, porque eles querem brincar e não estudar.

b)     As crianças não prestam atenção na aula porque acham o uso do quadro negro um recurso tecnológico ultrapassado e a professora gosta de dar aula atrás de uma tela de TV.


c)     A professora ministra sua aula atrás de uma tela de TV gigante para atrair a atenção das crianças, pois esse tipo de aparelhos tecnológico audiovisual é que chama a atenção delas.


2- Após a atividade anterior em roda e sentados no chão os alunos e a professora irão discutir sobre o porquê do interesse dos alunos pela TV! Porque a TV atrai mais que a escola?



2.     A imagem abaixo:



a)     Mostra que os pais escrevem o e-mail para o filho porque faz muito tempo que não se veem, e decidem convidá-lo para o jantar.

b)     A figura apresenta uma família moderna, com um filho que passa horas usando o computador e que não tem muito diálogo com seus pais.


c)     Mostra que é uma família muito normal, com excelente diálogo e que tem uma relação afetiva muito intensa.


3.     Você acha normal esse comportamento familiar? Por que?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________











4- A figura abaixo mostra uma turma de terceira idade, participando de um curso de informática básica. A professora está ensinando como utilizar o programa Excel. Logo, esses alunos não conhecem como utilizar esse programa.




a)     Na sua opinião, por que os alunos não estão interessados na aula da professora sobre o Excel? O que está chamando a atenção deles?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)     Você acha importante o uso da internet? O que seria as redes sociais? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)     Me fale o que vocês acharam interessante na imagem acima? Por que?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________

d)     E no caso desses alunos da terceira idade, você acha importante que eles aprendam sobre o facebook? Explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse planejamento refere-se a disciplina de Português, tem o objetivo de despertar através da leitura de imagens o senso crítico sobre a influência dos meios de comunicação na vida moderna. A atividade proposta oportuniza uma discussão entre os alunos a fim de eles possam refletir sobre o uso exagerado de tecnologias na vida social.

    ResponderExcluir