UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
Centro
de Ciências Humanas
Curso
de Pedagogia
Emariângela
Pereira da Conceição Souto
Tânia
Aparecida Mendes de Freitas
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE
Montes Claros – MG
Fevereiro - 2017
Emariângela
Pereira da Conceição Souto
Tânia
Aparecida Mendes de Freitas
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE
Trabalho acadêmico apresentado a
disciplina Tecnologia Aplicada á Educação ministrada no 7º período do curso de
Pedagogia da Unimontes.
Profª Drª Fábia Magali. S. Vieira
Montes Claros – MG
Fevereiro - 2017
PLANEJAMENTO DE ATIVIDADE
Escola:
Turma: 4º ano Ensino
Fundamental
Disciplina: Português
Tema: A influência
dos meios de comunicação na vida moderna.
Duração da aula: 50 minutos.
Acadêmicas:
Emariângela Pereira/ Tânia Freitas
Objetivo geral:
Despertar
através da leitura de imagens o senso crítico sobre a influência dos meios de
comunicação na vida moderna. O senso crítico é desenvolvido na medida em que
colocamos as crianças em debate para analisar os detalhes das imagens e
descrever qual o significado que tem para eles. As tecnologias e as informações/imagens têm desempenhado na
vida social implica não somente explorar as características técnicas dos meios,
mas buscar entender as condições sociais, culturais e educativas de seus
contextos.
Objetivos específicos:
· Observar
as mudanças ocorridas no modo de comunicação entre as pessoas;
· Identificar
o uso de tecnologias como um recurso facilitador da comunicação;
· Identificar
os pontos positivos e negativos que provém do uso de recursos tecnológicos na
comunicação.
Metodologia:
A
atividade será fotocopiada e distribuída aos alunos que terão 35 minutos para
ler e responder as questões propostas. Em seguida, a professora deverá recolher
as atividades e entregá-las aleatoriamente novamente. Depois, pedirá que os
alunos se sentem em círculo para melhor discussão sobre o mecanismo de atração
que é a TV. O aluno deverá ler as respostas da atividade do colega que ele
recebeu, em seguida deverá dizer se concorda ou não com o posicionamento do
colega.
Recursos:
Folhas A4 fotocopiadas; lápis e
borracha.
Observação
e registro das atividades e participação nas atividades.
_________________________________________________________________
Aluno (a):
________________________________________________________________
Turma:_________________________
Data: ____/_____/_______
Prof.:__________________________________________________________
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1.
Observe
a figura abaixo:
s
a) A
professora não consegue fazer com que as crianças prestem atenção na aula,
porque eles querem brincar e não estudar.
b) As
crianças não prestam atenção na aula porque acham o uso do quadro negro um
recurso tecnológico ultrapassado e a professora gosta de dar aula atrás de uma
tela de TV.
c) A
professora ministra sua aula atrás de uma tela de TV gigante para atrair a
atenção das crianças, pois esse tipo de aparelhos tecnológico audiovisual é que
chama a atenção delas.
2- Após a atividade anterior em roda e sentados no
chão os alunos e a professora irão discutir sobre o porquê do interesse dos
alunos pela TV! Porque a TV atrai mais que a escola?
2. A
imagem abaixo:
a)
Mostra que os pais escrevem o e-mail
para o filho porque faz muito tempo que não se veem, e decidem convidá-lo para
o jantar.
b)
A figura apresenta uma família moderna,
com um filho que passa horas usando o computador e que não tem muito diálogo
com seus pais.
c)
Mostra que é uma família muito normal,
com excelente diálogo e que tem uma relação afetiva muito intensa.
3. Você
acha normal esse comportamento familiar? Por que?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-
A figura abaixo mostra uma turma de terceira idade, participando de um curso de
informática básica. A professora está ensinando como utilizar o programa Excel.
Logo, esses alunos não conhecem como utilizar esse programa.
a)
Na sua opinião, por que os alunos não
estão interessados na aula da professora sobre o Excel? O que está chamando a
atenção deles?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Você acha importante o uso da internet?
O que seria as redes sociais?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Me fale o que vocês acharam interessante
na imagem acima? Por que?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
E no caso desses alunos da terceira
idade, você acha importante que eles aprendam sobre o facebook? Explique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse planejamento refere-se a disciplina de Português, tem o objetivo de despertar através da leitura de imagens o senso crítico sobre a influência dos meios de comunicação na vida moderna. A atividade proposta oportuniza uma discussão entre os alunos a fim de eles possam refletir sobre o uso exagerado de tecnologias na vida social.
ResponderExcluir