Atualmente nos deparamos com uma geração digital na sala de
aula, que possuem em suas mãos diversos equipamentos tecnológicos, que por sua
vez estão transformando o comportamento social e as relações interpessoais.
Estes
equipamentos tecnológicos proporcionam as crianças o acesso a um grande volume
de informações que podem ser trabalhadas em sala de aula de forma que ajude o
professor a desenvolver suas atividades.
Assim com o intuito de usar a tecnologia a favor do
professor em sala de aula desenvolvemos este plano de aula com a finalidade trabalhar
o senso crítico dos alunos sobre uso dos meios tecnológicos, além de tentar mostrar
aos alunos que além do lazer, é possível estudar e aprender usando os meios tecnológicos
de informação.
O tema será trabalhado através de algumas atividades que possibilitem a reflexão dos alunos sobre o uso dos meios tecnológicos, a partir da exibição do vídeo “¿Con la tablet?”, e em segundo momento com uma discussão que permita os alunos apontar os pontos positivos e negativos do uso dos meios tecnológicos.
O tema será trabalhado através de algumas atividades que possibilitem a reflexão dos alunos sobre o uso dos meios tecnológicos, a partir da exibição do vídeo “¿Con la tablet?”, e em segundo momento com uma discussão que permita os alunos apontar os pontos positivos e negativos do uso dos meios tecnológicos.
PLANO DE AULA
|
Dados
de Identificação:
Disciplina: Português
Série: 4º ano
**Elaborado
pelas acadêmicas Rejane Maia e Sandra Pereira do curso de Pedagogia Unimontes
|
Tema: TECNOLOGIA DA
INFORMAÇÃO E SUAS FUNÇÕES
|
Objetivos:
Objetivo geral:
Analisar a presença e o uso da tecnologia
no cotidiano através da linguagem audiovisual que destaca o uso da
tecnologia, a fim de compreender de forma critica.
Objetivos específicos:
Identificar as qualidades de cada
objeto presente no vídeo.
Observar o posicionamento crítico dos
alunos sobre o vídeo.
Discutir a utilidade da tecnologia da
informação (computador e internet) para aprendizagem.
|
Metodologia:
Aulas expositivas e
práticas com o uso de computadores.
1º momento: reprodução do vídeo. “¿Con la tablet ?”
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xvvA2AMSXZc
2º momento: discussão sobre
o que foi assistido.
1. O que vocês entenderam do vídeo?
2. Qual é a mensagem que ele quis
transmitir?
3. O que vocês identificaram no vídeo como
tecnológico?
4. Quais os pontos positivos e os pontos
negativos no uso da tecnologia (computador, telefone, tablete, entre outros)?
5. Os meios tecnológicos podem ser usados a
todo o momento?
6. Quais mecanismos tecnológicos vocês usam
em casa? E em qual momento são utilizados?
7. Porque algumas pessoas utilizam o papel
ao invés de usarem os meios tecnológicos?
8. Vocês acham que Ema estava certa ao usar
o papel?
9. Ema entendeu a mensagem do marido?
10. E o que vocês acham da maneira que o
marido de Ema ao usar o tablete?
11. Quando o marido de Ema a incentiva a usar
o tablete ele estava querendo dizer que o papel não tem mais utilidade?
12. Com a utilização dos meios tecnológicos é
possível aprender português ou qualquer outra matéria, e até mesmo ler um
livro?
13. Vocês sabiam que se pode aprender
brincando?
14. Vocês sabiam que há um dicionário na
internet e que pode encontrar palavras e seus significados em poucos
segundos?
3º momento: fazer uma
reflexão sobre as diferenças do uso dos diversos tipos de tecnologia usadas
no cotidiano, enfatizando as qualidades de cada um, visando que a criança
compreenda a utilidade de cada meio tecnológico.
4° momento:
Atividade:
1º
Pesquisar na internet, jornais e revistas reportagens e gravuras que mostrem
o uso das tecnologias apontando os pontos positivos e negativos deste uso no
cotidiano.
2º todos irão ler sua reportagem e discutir
qual ponto foi identificado pelo grupo ao escolher sua reportagem ou gravura.
3º após a apresentação do grupo, será
questionado aos colegas se eles concordam com a opinião apresentada sempre
justificando sua resposta.
4º será confeccionado um mural sobre o uso
das tecnologias, destacando os pontos positivos e negativos identificados
pelos alunos.
|
Recursos
Didáticos:
Computador, Internet, Datashow, Tablete, Lápis, Caderno, cartolinas,
cola, tesoura
|
Avaliação:
Contínua, com observação da participação e
o desenvolvimento dos alunos nas atividades realizadas.
|
Referências:
Vídeo “¿Con la tablet ?”. Disponível em:
Acesso em: 21/02/17
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário