terça-feira, 7 de março de 2017

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUAS FUNÇÕES

          Atualmente nos deparamos com uma geração digital na sala de aula, que possuem em suas mãos diversos equipamentos tecnológicos, que por sua vez estão transformando o comportamento social e as relações interpessoais. 
          Estes equipamentos tecnológicos proporcionam as crianças o acesso a um grande volume de informações que podem ser trabalhadas em sala de aula de forma que ajude o professor a desenvolver suas atividades.
            Assim com o intuito de usar a tecnologia a favor do professor em sala de aula desenvolvemos este plano de aula com a finalidade trabalhar o senso crítico dos alunos sobre uso dos meios tecnológicos, além de tentar mostrar aos alunos que além do lazer, é possível estudar e aprender usando os meios tecnológicos de informação.
          O tema será trabalhado através de algumas atividades que possibilitem a reflexão dos alunos sobre o uso dos meios tecnológicos, a partir da exibição do vídeo “¿Con la tablet?”, e em segundo momento com uma discussão que permita os alunos apontar os pontos positivos e negativos do uso dos meios tecnológicos.
      


                                                                                                                                                                       PLANO DE AULA

Dados de Identificação:
Disciplina: Português
Série: 4º ano
**Elaborado pelas acadêmicas Rejane Maia e Sandra Pereira do curso de Pedagogia Unimontes 

Tema: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUAS FUNÇÕES

Objetivos:

Objetivo geral:

Analisar a presença e o uso da tecnologia no cotidiano através da linguagem audiovisual que destaca o uso da tecnologia, a fim de compreender de forma critica.

Objetivos específicos:

Identificar as qualidades de cada objeto presente no vídeo.

Observar o posicionamento crítico dos alunos sobre o vídeo.

Discutir a utilidade da tecnologia da informação (computador e internet) para aprendizagem.


Metodologia:
Aulas expositivas e práticas com o uso de computadores.
1º momento: reprodução do vídeo.  “¿Con la tablet ?” 


2º momento: discussão sobre o que foi assistido.
1.      O que vocês entenderam do vídeo?
2.      Qual é a mensagem que ele quis transmitir?
3.      O que vocês identificaram no vídeo como tecnológico?
4.      Quais os pontos positivos e os pontos negativos no uso da tecnologia (computador, telefone, tablete, entre outros)?
5.      Os meios tecnológicos podem ser usados a todo o momento?
6.      Quais mecanismos tecnológicos vocês usam em casa? E em qual momento são utilizados?
7.      Porque algumas pessoas utilizam o papel ao invés de usarem os meios tecnológicos?
8.      Vocês acham que Ema estava certa ao usar o papel?
9.      Ema entendeu a mensagem do marido?
10.  E o que vocês acham da maneira que o marido de Ema ao usar o tablete?
11.  Quando o marido de Ema a incentiva a usar o tablete ele estava querendo dizer que o papel não tem mais utilidade?
12.  Com a utilização dos meios tecnológicos é possível aprender português ou qualquer outra matéria, e até mesmo ler um livro?
13.  Vocês sabiam que se pode aprender brincando?
14.  Vocês sabiam que há um dicionário na internet e que pode encontrar palavras e seus significados em poucos segundos?

3º momento: fazer uma reflexão sobre as diferenças do uso dos diversos tipos de tecnologia usadas no cotidiano, enfatizando as qualidades de cada um, visando que a criança compreenda a utilidade de cada meio tecnológico.

4° momento:
Atividade:
1º Pesquisar na internet, jornais e revistas reportagens e gravuras que mostrem o uso das tecnologias apontando os pontos positivos e negativos deste uso no cotidiano.
2º todos irão ler sua reportagem e discutir qual ponto foi identificado pelo grupo ao escolher sua reportagem ou gravura.
3º após a apresentação do grupo, será questionado aos colegas se eles concordam com a opinião apresentada sempre justificando sua resposta.
4º será confeccionado um mural sobre o uso das tecnologias, destacando os pontos positivos e negativos identificados pelos alunos. 

Recursos Didáticos:
Computador, Internet, Datashow, Tablete, Lápis, Caderno, cartolinas, cola, tesoura


Avaliação:
Contínua, com observação da participação e o desenvolvimento dos alunos nas atividades realizadas.


Referências:
Vídeo “¿Con la tablet ?”. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=xvvA2AMSXZc
Acesso em: 21/02/17


Nenhum comentário:

Postar um comentário