UniversidadeEstadual de Montes Claros
– Unimontes
Pró-Reitoria de Ensino – Coordenadoria
de Graduação
Centro de Ciências Humanas – CCH
Departamento de Métodos e Técnicas
Educacionais
Disciplina: Tecnologia Educacional
ProfªDrª Fábia Magali Santos Vieira
Acadêmicas(s): Marina Rodrigues Amaral
Claudia Stephânia Souza
Ribeiro
|
PLANEJAMENTO
Tema:
Gênero textual: Anúncio Publicitário
Disciplina:
Português
Série:
3º ano
Objetivo geral:
·
Ler, compreender o gênero textual
(anúncio), na linguagem oral e escrita, desenvolvendo a leitura crítica das
mensagens audiovisuais.
Objetivos Específicos:
·
Discutir
a mídia como formadora de opinião e seu poder o poder persuasivo dos textos
publicitários.
·
Relacionar imagens as informações apresentadas
na propaganda.
·
Refletir sobre função e finalidade da
propaganda.
·
Analisar as imagens apresentadas nos
anúncios.
Metodologia
Primeiramente
iremos verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre anúncios. Após
verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero, o professor
explicará a função e importância dos anúncios para a sala. A aula se
iniciará com as leituras de anúncios, em seguida os alunos irão fazer
atividades de interpretação e escrita em relação ao gênero estudado.
Para
aprofundar a temática os alunos trabalhar a atividade proposta com dois
anúncios publicitários, em seguida fazer comparações subsidiadas com as
seguintes questões:
ü O
que elas têm em comum?
ü Dos
elementos gráficos (as imagens, cenários, cores):
ü O
que cada um divulga? Qual sua intenção.
ü Qual
é o produto?
ü Qual
é a empresa?
ü Receptor/Público
alvo: Para que público está destinado o produto?A qual público a propaganda se
dirige?
ü Linguagem
verbal: Que argumentos foram utilizados na intenção de convencer o consumidor?
ü Linguagem
não-verbal: Que recursos audiovisuais forma utilizados para chamar a atenção do
consumidor?
Discutir
a partir desta imagem as implicações culturais deste anúncio, como preconceito
e discriminação racial.
Discutiremos
em circulo na sala as respostas obtidas e refletir o papel social dos anúncios enfatizando
o poder persuasivo da mídia, para que efetivamente passe a ser usada como
ferramenta de educação, cultura, informação, entretenimento e mobilização
social.
Em
dupla os alunos irão pesquisar anúncios na internet, na qual influenciam a
construção de conceitos ou o modo de agir das pessoas, diante ao anúncio. Após
compartilhar e socializar com a sala.
Para finalizar, os alunos produzirão em equipe
um anúncio. A turma será dividida, em seguida o professor ira explicar como
será a produção do anuncio. Será distribuídos os seguintes tópicos, para cada
equipe:
Produzir
um anúncio que você venda:
·
Escova de cabelo para um careca.
·
Venda de uma caneta sem tinta.
·
Fio dental para banguelo.
·
Óculos sem lente.
·
Venda de um sapato furado.
Após
cada equipe apresentará seu anúncio para a sala.
Recursos didáticos:
Data show; Notebook, folhas xerocadas, lápis, borracha, laboratório de
Informática.
Avaliação:
A avaliação será realizada através da observação, atenção na aula, participação
nas discussões, respeito com colegas, realização das atividades e integração.
Referências
SERAFINI,
Denise Jorge. A Linguagem Audiovisual no
processo educativo e no incentivo à leitura: o caso do programa Mundo da
Leitura. Intercom– Sociedade
Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Caxias
do Sul- RS. 2010. FREITAS,
Helen Josy Monteiro de. Leitura crítica
de textos midiáticos: do texto publicitário à formação leitor. Universidade
Estadual de Montes Claros. Montes
Claros. 2015
ATIVIDADE
Faça
comparações entre os dois anúncios, e responda as questões abaixo:
1- O
que elas têm em comum?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Dos
elementos gráficos (as imagens, cenários, cores), qual anúncio te chamou mais
atenção? __________________________________________________________________________________________________________________________________
3- Quem
é o publico alvo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
4- O
que cada um divulga? Qual sua intenção.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
5- Qual
é o produto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
6-
Qual é a empresa?
7- Para
que público está destinado o produto? A qual público a propaganda se dirige?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Que
argumentos foram utilizados na intenção de convencer o consumidor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
9- Que
recursos audiovisuais forma utilizados para chamar a atenção do consumidor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
10
– Observe os dois panfletos e responda qual e o mais saudável. Justifique sua
resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
RELATÓRIO
Com
o presente trabalho proposto para o 3º ano, tendo como tema: Gênero textual:
Anúncio Publicitário, abordando a disciplina de português, que teve como
objetivo geral a leitura e compreensão do gênero textual (anúncio), na
linguagem oral e escrita, desenvolvendo a leitura crítica das mensagens
audiovisuais. Este planejamento nos possibilitou refletir que a mídia em sala
de aula é de suma importância para o trabalho com os alunos, desenvolvendo
assim a leitura e escrita social do educando. E também ao trabalhar com as
mensagens audiovisuais, nos fez pensar principalmente no desenvolvimento e
formação do aluno, para que o mesmo compreenda o que lê que possa aprender a
ler também o que não esta escrito, identificando elementos implícitos, que
estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já lidos, que saiba
que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto que consiga justificar e
validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário