terça-feira, 7 de março de 2017

GÊNERO TEXTUAL: ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

UniversidadeEstadual de Montes Claros – Unimontes
Pró-Reitoria de Ensino – Coordenadoria de Graduação
Centro de Ciências Humanas – CCH
Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais
Disciplina: Tecnologia Educacional
ProfªDrª Fábia Magali Santos Vieira

Acadêmicas(s): Marina Rodrigues Amaral
Claudia Stephânia Souza Ribeiro









PLANEJAMENTO

Tema: Gênero textual: Anúncio Publicitário
Disciplina: Português
Série: 3º ano
Objetivo geral:
·         Ler, compreender o gênero textual (anúncio), na linguagem oral e escrita, desenvolvendo a leitura crítica das mensagens audiovisuais.
Objetivos Específicos:
·          Discutir a mídia como formadora de opinião e seu poder o poder persuasivo dos textos publicitários.
·         Relacionar imagens as informações apresentadas na propaganda.
·         Refletir sobre função e finalidade da propaganda.
·         Analisar as imagens apresentadas nos anúncios.

Metodologia
Primeiramente iremos verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre anúncios. Após verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o gênero, o professor explicará a função e importância dos anúncios para a sala. A aula se iniciará com as leituras de anúncios, em seguida os alunos irão fazer atividades de interpretação e escrita em relação ao gênero estudado.
Para aprofundar a temática os alunos trabalhar a atividade proposta com dois anúncios publicitários, em seguida fazer comparações subsidiadas com as seguintes questões:





  
ü  O que elas têm em comum?
ü  Dos elementos gráficos (as imagens, cenários, cores):
ü  O que cada um divulga? Qual sua intenção.
ü  Qual é o produto?
ü  Qual é a empresa?
ü  Receptor/Público alvo: Para que público está destinado o produto?A qual público a propaganda se dirige?
ü  Linguagem verbal: Que argumentos foram utilizados na intenção de convencer o consumidor?
ü  Linguagem não-verbal: Que recursos audiovisuais forma utilizados para chamar a atenção do consumidor?

Após as questões levantar uma problemática para a sala formular sua opinião a partir da imagem abaixo:


Discutir a partir desta imagem as implicações culturais deste anúncio, como preconceito e discriminação racial.
Discutiremos em circulo na sala as respostas obtidas e refletir o papel social dos anúncios enfatizando o poder persuasivo da mídia, para que efetivamente passe a ser usada como ferramenta de educação, cultura, informação, entretenimento e mobilização social.
Em dupla os alunos irão pesquisar anúncios na internet, na qual influenciam a construção de conceitos ou o modo de agir das pessoas, diante ao anúncio. Após compartilhar e socializar com a sala.
 Para finalizar, os alunos produzirão em equipe um anúncio. A turma será dividida, em seguida o professor ira explicar como será a produção do anuncio. Será distribuídos os seguintes tópicos, para cada equipe:
Produzir um anúncio que você venda:
·         Escova de cabelo para um careca.
·         Venda de uma caneta sem tinta.
·         Fio dental para banguelo.
·         Óculos sem lente.
·         Venda de um sapato furado.
Após cada equipe apresentará seu anúncio para a sala.

Recursos didáticos: Data show; Notebook, folhas xerocadas, lápis, borracha, laboratório de Informática.

Avaliação: A avaliação será realizada através da observação, atenção na aula, participação nas discussões, respeito com colegas, realização das atividades e integração.

Referências

SERAFINI, Denise Jorge. A Linguagem Audiovisual no processo educativo e no incentivo à leitura: o caso do programa Mundo da Leitura. IntercomSociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.   Caxias do Sul- RS. 2010.FREITAS, Helen Josy Monteiro de. Leitura crítica de textos midiáticos: do texto publicitário à formação leitor. Universidade Estadual de Montes Claros.  Montes Claros. 2015
  

ATIVIDADE
Faça comparações entre os dois anúncios, e responda as questões abaixo:








1-      O que elas têm em comum?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
2-      Dos elementos gráficos (as imagens, cenários, cores), qual anúncio te chamou mais atenção? __________________________________________________________________________________________________________________________________
3-      Quem é o publico alvo?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
4-      O que cada um divulga? Qual sua intenção.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
5-      Qual é o produto?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
6-      Qual é a empresa?

7-      Para que público está destinado o produto? A qual público a propaganda se dirige?
__________________________________________________________________________________________________________________________________
8-      Que argumentos foram utilizados na intenção de convencer o consumidor? __________________________________________________________________________________________________________________________________
9-      Que recursos audiovisuais forma utilizados para chamar a atenção do consumidor?
__________________________________________________________________________________________________________________________________

10 – Observe os dois panfletos e responda qual e o mais saudável. Justifique sua resposta.    __________________________________________________________________________________________________________________________________________

RELATÓRIO

Com o presente trabalho proposto para o 3º ano, tendo como tema: Gênero textual: Anúncio Publicitário, abordando a disciplina de português, que teve como objetivo geral a leitura e compreensão do gênero textual (anúncio), na linguagem oral e escrita, desenvolvendo a leitura crítica das mensagens audiovisuais. Este planejamento nos possibilitou refletir que a mídia em sala de aula é de suma importância para o trabalho com os alunos, desenvolvendo assim a leitura e escrita social do educando. E também ao trabalhar com as mensagens audiovisuais, nos fez pensar principalmente no desenvolvimento e formação do aluno, para que o mesmo compreenda o que lê que possa aprender a ler também o que não esta escrito, identificando elementos implícitos, que estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já lidos, que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário