UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
Centro
de Ciências Humanas
Curso
de Licenciatura Pedagogia
Taís
Peres Soares
Valéria
Barbosa de Oliveira Roque
Montes
Claros – MG
Fevereiro
- 2017
Taís
Peres Soares
Valéria
Barbosa de Oliveira Roque
PLANO
DE AULA
Trabalho
acadêmico apresentado a disciplina Tecnologia Aplicada a Educação ministrada no
7º período do curso de licenciatura Pedagogia da Unimontes.
Profª
Drª Fábia Magali. S. Vieira
Montes
Claros – MG
Fevereiro
- 2017
TEMA:
Influência
da mídia nos hábitos alimentares das crianças.
SÉRIE:
3º ano.
CONTEÚDOS:
Português (interpretação de texto), Ciências naturais (diferentes nutrientes
existentes nos produtos), Matemática (porcentagem).
OBJETIVOS:
Geral:
Discutir se a mídia exerce influências
maléficas e/ou benéficas em relação aos hábitos alimentares das crianças.
Específicos:
·
Identificar a intervenção da mídia nos
nossos hábitos alimentares;
·
Analisar a importância da alimentação
para a nossa saúde;
·
Avaliar a veracidade das
informações passadas pelas mídias.
METODOLOGIA
1º Momento: O
professor irá iniciar a aula com uma roda de conversa, comentando sobre o tema
que será estudado. Logo, explicará aos alunos o objetivo da aula, que é
trabalhar sobre o poder que a mídia exerce bem como suas influências, abordando
os malefícios e benefícios em relação aos hábitos alimentares das crianças, e
refletindo sobre a importância desses hábitos no cotidiano.
2º
Momento: Após a explanação do tema, o professor irá passar um
vídeo para os alunos: Influência da Mídia na Alimentação Infantil.
Ao término do vídeo será feita exploração coletiva do mesmo, questionando-os
sobre o que eles acharam do vídeo e observações de todos os elementos
existentes: a manipulação e influencia da mídia na alimentação infantil,
desejos e necessidades da criança, os produtos destinados às crianças e o apelo
infantil.
Vídeo: Influência da Mídia na Alimentação Infantil
3º Momento: A
fim de descobrir qual a influência da mídia no processo de alimentação dos
alunos o professor poderá utilizar de estratégias com alguns questionamentos
para a turma que deveram ser respondidas no caderno, por exemplo:
a)
Quais os produtos que apareceram no vídeo assistido, você consome?
b)
Após assistir a uma propaganda de um determinado produto alimentício (bolacha
recheada, salgadinhos, doces, chocolate, pizza, refrigerantes, etc.) você sente
vontade de consumir o produto?
c) Você pede para que seus pais comprem produtos
alimentícios que você vê na televisão?
d)
Quando você pede algum produto alimentício que viu na propaganda para seus pais
e não consegue você:
(
) Aceita numa boa;
(
) Insiste com seus pais;
(
) Fica com raiva;
(
) Entende que nem tudo que vê nas propagandas pode ser consumido.
e)
Quando vão ao supermercado quais os alimentos seus pais costumam comprar para
você?
f)
Quando sai para passear o que costuma comer?
g)
Que produtos alimentícios seus pais ou você comprou a partir da propaganda que
viu na TV?
4º Momento: Para
finalizar, as crianças irão escolher um produto que gosta; procurar propagandas
sobre a marca; pesquisar sobre a marca. Informações sobre o valor nutricional,
os ingredientes, porcentagem de açúcar, gordura trans... Logo, irão confeccionar
no Word uma tabela com todas essas informações para entregar à turma Também
irão procurar por reportagens sobre essa marca, experiências de outras pessoas
com o produto e irão criar cartazes para expor em mini-feira, mostrando o real
benefício e malefícios desses produtos.
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS: Computador, softwares, papel A4 e lápis,
cartolina, data show, borracha, pincel atômico.
AVALIAÇÃO: A
avaliação ocorrerá durante toda aula onde o professor poderá observar nas
atividades propostas se os alunos conseguiram atingir os objetivos. A
professora também avaliará os registros que os alunos apresentaram.
Referências: HENRIQUE, Paulo. Mídia X Alimentação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Cx-PdJx1H-E>. Acesso em 10 de fev. de 2017.
No momento em que tomamos consciência de que nosso público nasceu e vive na era digital, não podemos deixar de lado a realização de um planejamento voltado para a utilização e apropriação dos variados recursos tecnológicos dos quais dispomos atualmente.
ResponderExcluirO trabalho escolar atrelado à utilização das mídias favorece o desenvolvimento da criança em vários aspectos, e ainda possibilita um trabalho voltado para o cotidiano das mesmas, uma vez que estão inseridas nesse contexto digital.
No entanto, não podemos trabalhar as mídias a todo e qualquer custo, mas sim, há a necessidade de verificar e organizar nosso planejamento para atingir corretamente nossos objetivos. Pensando nesse assunto, foi que produzimos um plano de aula utilizando a mídia como recurso para propiciar o desenvolvimento do senso crítico em alunos do 3º ano do ensino fundamental.