quarta-feira, 8 de março de 2017

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
Centro de Ciências Humanas
Curso de Licenciatura Pedagogia

Taís Peres Soares
Valéria Barbosa de Oliveira Roque




PLANO DE AULA









Montes Claros – MG
Fevereiro - 2017
Taís Peres Soares
Valéria Barbosa de Oliveira Roque








PLANO DE AULA

Trabalho acadêmico apresentado a disciplina Tecnologia Aplicada a Educação ministrada no 7º período do curso de licenciatura Pedagogia da Unimontes.

Profª Drª Fábia Magali. S. Vieira





Montes Claros – MG
Fevereiro - 2017
TEMA: Influência da mídia nos hábitos alimentares das crianças.
SÉRIE: 3º ano.
CONTEÚDOS: Português (interpretação de texto), Ciências naturais (diferentes nutrientes existentes nos produtos), Matemática (porcentagem).
OBJETIVOS:
Geral: Discutir se a mídia exerce influências maléficas e/ou benéficas em relação aos hábitos alimentares das crianças.
Específicos:
·         Identificar a intervenção da mídia nos nossos hábitos alimentares;
·         Analisar a importância da alimentação para a nossa saúde;
·         Avaliar a veracidade das informações passadas pelas mídias.
METODOLOGIA
1º Momento: O professor irá iniciar a aula com uma roda de conversa, comentando sobre o tema que será estudado. Logo, explicará aos alunos o objetivo da aula, que é trabalhar sobre o poder que a mídia exerce bem como suas influências, abordando os malefícios e benefícios em relação aos hábitos alimentares das crianças, e refletindo sobre a importância desses hábitos no cotidiano.
2º Momento: Após a explanação do tema, o professor irá passar um vídeo para os alunos: Influência da Mídia na Alimentação Infantil. Ao término do vídeo será feita exploração coletiva do mesmo, questionando-os sobre o que eles acharam do vídeo e observações de todos os elementos existentes: a manipulação e influencia da mídia na alimentação infantil, desejos e necessidades da criança, os produtos destinados às crianças e o apelo infantil.






Vídeo: Influência da Mídia na Alimentação Infantil


3º Momento: A fim de descobrir qual a influência da mídia no processo de alimentação dos alunos o professor poderá utilizar de estratégias com alguns questionamentos para a turma que deveram ser respondidas no caderno, por exemplo:
a) Quais os produtos que apareceram no vídeo assistido, você consome?
b) Após assistir a uma propaganda de um determinado produto alimentício (bolacha recheada, salgadinhos, doces, chocolate, pizza, refrigerantes, etc.) você sente vontade de consumir o produto?
c) Você pede para que seus pais comprem produtos alimentícios que você vê na televisão?
d) Quando você pede algum produto alimentício que viu na propaganda para seus pais e não consegue você:
          (  ) Aceita numa boa;
          (  ) Insiste com seus pais;
          (   ) Fica com raiva;
          (  ) Entende que nem tudo que vê nas propagandas pode ser consumido.
e) Quando vão ao supermercado quais os alimentos seus pais costumam comprar para você?
f) Quando sai para passear o que costuma comer?
g) Que produtos alimentícios seus pais ou você comprou a partir da propaganda que viu na TV?
4º Momento: Para finalizar, as crianças irão escolher um produto que gosta; procurar propagandas sobre a marca; pesquisar sobre a marca. Informações sobre o valor nutricional, os ingredientes, porcentagem de açúcar, gordura trans... Logo, irão confeccionar no Word uma tabela com todas essas informações para entregar à turma Também irão procurar por reportagens sobre essa marca, experiências de outras pessoas com o produto e irão criar cartazes para expor em mini-feira, mostrando o real benefício e malefícios desses produtos.
RECURSOS E MATERIAIS DIDÁTICOS: Computador, softwares, papel A4 e lápis, cartolina, data show, borracha, pincel atômico.
AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá durante toda aula onde o professor poderá observar nas atividades propostas se os alunos conseguiram atingir os objetivos. A professora também avaliará os registros que os alunos apresentaram.
Referências: HENRIQUE, Paulo. Mídia X Alimentação. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Cx-PdJx1H-E>. Acesso em 10 de fev. de 2017.


Um comentário:

  1. No momento em que tomamos consciência de que nosso público nasceu e vive na era digital, não podemos deixar de lado a realização de um planejamento voltado para a utilização e apropriação dos variados recursos tecnológicos dos quais dispomos atualmente.
    O trabalho escolar atrelado à utilização das mídias favorece o desenvolvimento da criança em vários aspectos, e ainda possibilita um trabalho voltado para o cotidiano das mesmas, uma vez que estão inseridas nesse contexto digital.
    No entanto, não podemos trabalhar as mídias a todo e qualquer custo, mas sim, há a necessidade de verificar e organizar nosso planejamento para atingir corretamente nossos objetivos. Pensando nesse assunto, foi que produzimos um plano de aula utilizando a mídia como recurso para propiciar o desenvolvimento do senso crítico em alunos do 3º ano do ensino fundamental.

    ResponderExcluir