quarta-feira, 8 de março de 2017

A influência da publicidade nas escolhas e concepções da sociedade.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
Centro de Ciências Humanas
Curso de Pedagogia

Amanda Ribeiro Fonseca
Maryelle Souza Pinheiro





PLANO DE AULA: A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NAS ESCOLHAS E CONCEPÇÕES DA SOCIEDADE




                
Plano de aula apresentado a Profª.  Dra. Fábia Magali Santos Vieira, como parte das exigências avaliativas da disciplina Tecnologia Aplicada a Educação, do 7º Período de Pedagogia.







Montes Claros – MG
Fevereiro – 2017





PLANO DE AULA

TEMA: A influência da publicidade nas escolhas e concepções da sociedade  

OBJETIVOS GERAIS:
Discutir sobreo pensamento crítico diante das propagandas que circulam frequentemente no meio social;

OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Analisar os diferentes contextos de comunicação e sua intencionalidade.
Identificar como esses meios influenciam as decisões tomadas pelo indivíduo.

DISCIPLINA: Português

TEMPO: 50 minutos

RECURSOS: Como recurso utilizaremos caderno, canetas, folhas, fotocópias, lápis de colorir.

METODOLOGIA:
1º Iniciar a aula conversando com os alunos sobre como as propagandas estão presentes no dia a dia, não só na televisão mais nas redes sociais, outdoor, nas portas dos estabelecimentos, etc.
2º Entregar a tirinha a seguir para que em dupla os alunos possam analisar e conversar com o colega sobre o que está sendo dito na mesma.

Figura 01 - Anúncio 
















3º Entregar atividade xerocada com as seguintes questões:
a) O que está sendo vendido pelo anuncio?
b) Qual o objetivo do creme de acordo com o anuncio?
c) Pela expressão da personagem o que ela achou do produto?
d) Na sua opinião estão vendendo só um produto de higiene ou também está sendo apresentado qual tipo de cabelo é mais bonito? Justifique.
4º Após as perguntas terem sido respondidas, abrir uma roda de discursão para que os alunos possam expressar sua opinião a respeito do que esse anuncio mostra além da venda de um produto.
5º Entregar a tirinha a seguir para analise:
Figura 02 - Charge Mafalda














6º Pedir para que os alunos novamente em dupla conversem sobre o que está sendo visto na tirinha.
7º Distribuir atividade com as questões:
a) Porque a personagem está brava?
b) Se você estivesse no lugar da personagem o que diria sobre a indagação “o que eles pensam que nós somos”?
c) Você concorda quando ela diz que não sabemos mais quem somos, tendo em vista que constantemente fazemos escolhas a partir do que os anúncios nos pedem para fazer? Justifique.
8º Discutir sobre como nós temos nos portado diante da mídia, se pensamos antes de comprar, se analisarmos se aquilo é mesmo necessário ou se só estou comprando por que alguém em algum momento decidiu que aquele determinado produto seria bom pra mim, questionar sobre as coisas que não fazem bem até mesmo para nossa saúde, mas que mesmo assim queremos ter, etc.

AVALIAÇÃO
Através da realização das atividades analisar se o aluno participou e realizou tudo que foi proposto e como foi sua participação nos momentos de discussão em grupo.

REFERÊNCIAS:
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43960> Acessado em:21 de Fevereiro de 2017


Um comentário:

  1. Os meios de comunicação têm papel fundamental em vários aspectos como: social, político, econômico e cultural. Através disso a formação do homem sofre por uma grande influência das mídias desde seu nascimento passando por toda sua jornada de vida. Pensando nisso a escola simultaneamente com o professor pode levantar esse assunto na sala de aula, onde os alunos possam discutir e analisar as diferentes formas que a mídia apresenta, identificando como esses meios podem dominar o pensamento e as decisões tomadas pelo homem.

    ResponderExcluir