UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
Centro
de Ciências Humanas
Curso
de Pedagogia
Amanda Ribeiro Fonseca
Maryelle Souza Pinheiro
PLANO DE AULA: A INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NAS ESCOLHAS E CONCEPÇÕES DA SOCIEDADE
Plano
de aula apresentado a Profª. Dra. Fábia
Magali Santos Vieira, como parte das exigências avaliativas da disciplina
Tecnologia Aplicada a Educação, do 7º Período de Pedagogia.
Montes
Claros – MG
Fevereiro
– 2017
PLANO
DE AULA
TEMA: A influência da
publicidade nas escolhas e concepções da sociedade
OBJETIVOS GERAIS:
Discutir sobreo pensamento crítico diante das
propagandas que circulam frequentemente no meio social;
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Analisar os diferentes contextos
de comunicação e sua intencionalidade.
Identificar como esses
meios influenciam as decisões tomadas pelo indivíduo.
DISCIPLINA: Português
TEMPO: 50 minutos
RECURSOS: Como recurso utilizaremos
caderno, canetas, folhas, fotocópias, lápis de colorir.
METODOLOGIA:
1º Iniciar a aula
conversando com os alunos sobre como as propagandas estão presentes no dia a
dia, não só na televisão mais nas redes sociais, outdoor, nas portas dos
estabelecimentos, etc.
2º Entregar a tirinha a
seguir para que em dupla os alunos possam analisar e conversar com o colega
sobre o que está sendo dito na mesma.
![]() |
Figura 01 - Anúncio
|
3º
Entregar atividade xerocada com as seguintes questões:
a) O que está sendo
vendido pelo anuncio?
b) Qual o objetivo do
creme de acordo com o anuncio?
c) Pela expressão da
personagem o que ela achou do produto?
d) Na sua opinião estão
vendendo só um produto de higiene ou também está sendo apresentado qual tipo de
cabelo é mais bonito? Justifique.
4º Após as perguntas
terem sido respondidas, abrir uma roda de discursão para que os alunos possam
expressar sua opinião a respeito do que esse anuncio mostra além da venda de um
produto.
5º Entregar a tirinha a
seguir para analise:
![]() |
Figura 02 - Charge Mafalda
|
6º Pedir para que os
alunos novamente em dupla conversem sobre o que está sendo visto na tirinha.
7º Distribuir atividade
com as questões:
a) Porque a personagem
está brava?
b) Se você estivesse no
lugar da personagem o que diria sobre a indagação “o que eles pensam que nós
somos”?
c) Você concorda quando
ela diz que não sabemos mais quem somos, tendo em vista que constantemente fazemos escolhas a partir do que os anúncios nos
pedem para fazer? Justifique.
8º Discutir sobre como
nós temos nos portado diante da mídia, se pensamos antes de comprar, se
analisarmos se aquilo é mesmo necessário ou se só estou comprando por que
alguém em algum momento decidiu que aquele determinado produto seria bom pra
mim, questionar sobre as coisas que não fazem bem até mesmo para nossa saúde,
mas que mesmo assim queremos ter, etc.
AVALIAÇÃO
Através da realização das atividades analisar se
o aluno participou e realizou tudo que foi proposto e como foi sua participação
nos momentos de discussão em grupo.
REFERÊNCIAS:
Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=43960>
Acessado em:21 de Fevereiro de 2017
Os meios de comunicação têm papel fundamental em vários aspectos como: social, político, econômico e cultural. Através disso a formação do homem sofre por uma grande influência das mídias desde seu nascimento passando por toda sua jornada de vida. Pensando nisso a escola simultaneamente com o professor pode levantar esse assunto na sala de aula, onde os alunos possam discutir e analisar as diferentes formas que a mídia apresenta, identificando como esses meios podem dominar o pensamento e as decisões tomadas pelo homem.
ResponderExcluir