terça-feira, 7 de março de 2017

MEIO AMBIENTE (PLANO DE AULA)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS- UNIMONTES
Centro de Ciências Humanas- CCH
Curso de Pedagogia 7° Período/Noturno

Acadêmicas:   Andreia Fernanda

                        Deborah Dantas


Plano de aula

Disciplina : Ciências 
1° ano do Ensino Fundamental
Duração: 3 aulas

Área de conhecimento:

Ciências
Tema:

Meio Ambiente

Objetivo Geral:

  •   Discutir com as crianças sobre a influência das propagandas no seu dia a dia, enfatizando a importância da preservação do meio ambiente utilizando a tecnologia.
Objetivo Específico:

  • Ressaltar para o aluno a importância de preservar o meio ambiente;
  •  Conscientizar o aluno da importância de reciclar o lixo;
  •   Capacitar o aluno para que ela possa plantar, sendo assim preservando o meio ambiente.
Ação didática:

  •    Apresentação da propaganda do Danoninho, disponível em: 
1º Momento
Após a exibição do vídeo serão expostos para os alunos as seguintes questões:
  •  O que o vídeo retrata?
  •  O que é necessário para plantar?
  • No vídeo aborda que temos que plantar usando Danoninho. Será se é possível plantarmos sem usar o Danoninho? Será se conseguirmos plantar usando outras tipos de recursos? Quais seriam esses recursos?
  •  Qual a importância da preservação do meio ambiente?
2º Momento
  •  Discutir com os alunos as questões que foram propostas a eles. Em seguida fazer com que a sala formem grupos, dando a eles cartolinas e lápis para que eles imaginem e desenhem como será o meio ambiente daqui uns 20 anos. Será um ambiente limpo, preservado e sem contaminação ou será um ambiente cheio de lixo, sem mata e cheio e todo poluído?
  •  Plantar junto com os alunos as sementinhas nas garrafas pet que já foram solicitadas para trazerem de casa na aula anterior. Dialogando com os mesmos sobre a importância de plantar e de reciclar os materiais.
  • Propor ao aluno que ele escreva uma mensagem para toda a população, sendo expostas em reuniões, palestra ou até mesmo em oficinas realizadas pela escola na qual a comunidade esteja presente fazendo com que os mesmos tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente.  
Avaliação:
Os alunos serão avaliados mediante participação nas aulas, serão levados em conta o conhecimento prévio de cada um e o seu senso crítico a respeito dos vídeos propostos
Recursos

  • Televisão
  •  Notebook
  •  Garrafa pet
  •  Terra
  •  Sementes
  • Cartolina
  • Lápis 
Referências
KTCHUM. Campanha Danoninho para Plantar. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1_ozuLFMkC0 acessado em 07 de Março de 2017.
COMERCIAIS DE TV. Danoni para Plantar. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rP-9PdWnFHk acessado em 07 de Março de 2017.
REFLEXÕES
É necessário despertar o interesse na criança desde cedo a ter uma visão crítica perante ao uso da tecnologia para que elas tenham uma opinião própria e possam fazer a diferença no mundo em que vivemos.
 Através desses novos formadores de ideias podemos construir pessoas capazes de não se submeterem a ideias a questionamentos que já são lhe entregues prontos. Fazendo com que eles possam ter uma visão de mundo na qual a tecnologia tem seu lado positivo e seu lado negativo, na qual eles possam desfrutar da melhor maneira possível.
O professor como mediador no processo de formação, tem como desafio incorporar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino despertando o senso crítico de cada criança para que reflitam e criem sua própria opinião a respeito dos assuntos que os rodeiam.
Estamos vivendo em uma sociedade em constante mudança, na qual o conhecimento é atualizado permanentemente e a escola como formadora de cidadãos capazes de criticar, questionar tudo aquilo que lhe é imposto, deve utilizar estratégias inovadoras para que façam parte da vida dos alunos que é influenciado por essa mudança tecnológica.
É importante ressaltar que o cidadão deve estar apto para lidar com essa tecnologia, pois necessita que o professor tenha essa capacidade de formação para que o uso da tecnologia seja desfrutado de forma correta tanto pelo o docente quanto o discente.

O uso da tecnologia também faz com que o aluno crie sua própria autonomia, na qual o mesmo questiona e critica por que usar isso ou aquilo, estudar isso ou aquilo ou qual a importância de acessar esse site, qual o objetivo de estudá-lo.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário