UNIVERSIDADE
ESTADUAL DE MONTES CLAROS- UNIMONTES
Centro
de Ciências Humanas- CCH
Curso
de Pedagogia 7° Período/Noturno
Acadêmicas: Andreia Fernanda
Deborah
Dantas
Plano de aula
Disciplina : Ciências
1° ano do Ensino
Fundamental
Duração: 3 aulas
Área de conhecimento:
Ciências
Tema:
Meio Ambiente
Objetivo Geral:
- Discutir com as crianças sobre a influência das propagandas no seu dia a dia, enfatizando a importância da preservação do meio ambiente utilizando a tecnologia.
Objetivo Específico:
- Ressaltar para o aluno a importância de preservar o meio ambiente;
- Conscientizar o aluno da importância de reciclar o lixo;
- Capacitar o aluno para que ela possa plantar, sendo assim preservando o meio ambiente.
Ação didática:
- Apresentação da propaganda do Danoninho, disponível em:
1º Momento
Após a exibição do
vídeo serão expostos para os alunos as seguintes questões:
- O que o vídeo retrata?
- O que é necessário para plantar?
- No vídeo aborda que temos que plantar usando Danoninho. Será se é possível plantarmos sem usar o Danoninho? Será se conseguirmos plantar usando outras tipos de recursos? Quais seriam esses recursos?
- Qual a importância da preservação do meio ambiente?
2º Momento
- Discutir com os alunos as questões que foram propostas a eles. Em seguida fazer com que a sala formem grupos, dando a eles cartolinas e lápis para que eles imaginem e desenhem como será o meio ambiente daqui uns 20 anos. Será um ambiente limpo, preservado e sem contaminação ou será um ambiente cheio de lixo, sem mata e cheio e todo poluído?
- Plantar junto com os alunos as sementinhas nas garrafas pet que já foram solicitadas para trazerem de casa na aula anterior. Dialogando com os mesmos sobre a importância de plantar e de reciclar os materiais.
- Propor ao aluno que ele escreva uma mensagem para toda a população, sendo expostas em reuniões, palestra ou até mesmo em oficinas realizadas pela escola na qual a comunidade esteja presente fazendo com que os mesmos tenham consciência da importância da preservação do meio ambiente.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados mediante participação nas
aulas, serão
levados em conta o conhecimento prévio de cada um e o seu senso crítico a
respeito dos vídeos propostos
Recursos
- Televisão
- Notebook
- Garrafa pet
- Terra
- Sementes
- Cartolina
- Lápis
Referências
KTCHUM. Campanha Danoninho para Plantar. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=1_ozuLFMkC0
acessado em 07 de Março de 2017.
COMERCIAIS DE TV. Danoni para Plantar. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rP-9PdWnFHk
acessado em 07 de Março de 2017.
REFLEXÕES
É necessário despertar o interesse
na criança desde cedo a ter uma visão crítica perante ao uso da tecnologia para
que elas tenham uma opinião própria e
possam fazer a diferença no mundo em que vivemos.
Através desses novos
formadores de ideias podemos construir pessoas capazes de não se submeterem a
ideias a questionamentos que já são lhe entregues prontos. Fazendo com que eles
possam ter uma visão de mundo na qual a tecnologia tem seu lado positivo e seu
lado negativo, na qual eles possam desfrutar da melhor maneira possível.
O professor como mediador no
processo de formação, tem como desafio incorporar as ferramentas tecnológicas
no processo de ensino despertando o senso crítico de cada criança para que
reflitam e criem sua própria opinião a respeito dos assuntos que os rodeiam.
Estamos vivendo em uma sociedade em
constante mudança, na qual o conhecimento é atualizado permanentemente e a
escola como formadora de cidadãos capazes de criticar, questionar tudo aquilo
que lhe é imposto, deve utilizar estratégias inovadoras para que façam parte da
vida dos alunos que é influenciado por essa mudança tecnológica.
É importante ressaltar que o
cidadão deve estar apto para lidar com essa tecnologia, pois necessita que o
professor tenha essa capacidade de formação para que o uso da tecnologia seja
desfrutado de forma correta tanto pelo o docente quanto o discente.
O uso da tecnologia também faz com
que o aluno crie sua própria autonomia, na qual o mesmo questiona e critica por
que usar isso ou aquilo, estudar isso ou aquilo ou qual a importância de
acessar esse site, qual o objetivo de estudá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário