terça-feira, 7 de março de 2017

A influencia dos meios de comunicação e o consumismo

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS - UNIMONTES
Centro de Ciências Humanas – Curso de Pedagogia 7P Noturno

Kátia Santana Silva
Maria Rachel Soares








PLANO DE AULA 
INFLUÊNCIA DOS MEIOS  DE COMUNICAÇÃO E O CONSUMISMO 












Trabalho apresentado à disciplina, Tecnologia Aplicada a Educação, ministrada no 7º período do curso de licenciatura de Pedagogia pela Unimontes.

Profª Drª Fábia Magali. S. Vieira




Montes Claros / MG
Fevereiro/2017



PLANO DE AULA

Professoras: Kátia Santana Silva e Maria Rachel Soares
Série: 5º Ano do Ensino Fundamental     
Turma: Azul
Turno: Tarde          
 Data: 15/02/2017

Área do conhecimento: Português
Tema: influencia dos meios de comunicação e o consumismo.

Objetivos
 Geral: Discutir o modo como os meios de comunicação influenciam a vida do homem e de que maneira podemos utilizá-los no nosso cotidiano sem nos deixar sermos dominados por eles.
Específicos:
1.      Discutir quais são os tipos de propagandas e onde elas são divulgadas
2.      Identificar os recursos existentes na propaganda percebendo a função  de verbos no imperativo presente nelas.
3.      Identificar Compreender o modo como a propaganda atuante nos meios de comunicação influencia a pessoa ao consumismo.
4.      Analisar os sentimentos gerados pela propaganda.

Metodologia
Primeiro momento: pedir às crianças que tragam propaganda de algum produto que elas conheçam no dia a dia; (se caso for de imagem trazer recortada, se for áudio ou audiovisual deve ser relatada).
Segundo momento: dialogar com as crianças sobre as propagandas encontradas

o   Onde você viu esta propaganda?
o   Revista? Rádio? Televisão? Outdoor?
o   Por que esta propaganda chamou sua atenção?
o   Você utiliza esse produto?
o   Por que você utiliza este produto?
o   Você começou a utilizá-lo antes ou depois de ver a propaganda?
o   Você acha que ele é indispensável em sua vida?
o   A publicidade influencia a vida das pessoas? Como?

Terceiro momento: Assistir um vídeo com uma propaganda.  Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sBWu7ibZDVg. (o produto é um chocolate, “Batom” da marca Garoto, produto este bem atrativo para crianças).
·         Reflexão sobre a palavra “CONSUMO”:
·         Montar dois cartazes:
·         Inicialmente cada criança deverá expor o que tem de conhecimento prévio sobre o tema e cada informação deverá ser escrita no cartaz.
·         Em seguida será disponibilizado para as crianças o dicionário onde poderão buscar o conceito da palavra “consumo”, que será transcrito também para o cartaz.
·         Juntamente com a professora as crianças farão a leitura das informações contidas nos cartazes fazendo comparações das informações que tinham com o conceito encontrado no dicionário.
Quarto momento: Interrogar as crianças sobre os efeitos positivos e negativos da propaganda apresentada. Conversar sobre o objetivo dos verbos no imperativo encontrados nas propagandas e como as pessoas são influenciadas a consumirem, por meio das  propagandas presentes nos meios de comunicação destacando a TV como a que mais influencia ao consumismo.  Pedir para que eles escrevam em uma folha os verbos presentes nas propagandas destacando os que mais apareceram. 

Recursos:    Papel manilha ou cartolina  recortes de diversos tipos de propagandas com ou sem imagem, lápis borracha, lápis de colorir, giz de cera e folhas A4, data show, vídeo.

 Avaliação: observar o interesse do aluno nas discussões do tema proposto analisando intrinsecamente, a sua participação e envolvimento nas atividades propostas.

Referencias

 FIORENTINI. Leda Maria Rangearo, CARNEIRO. Vânia Lúcia Quintão, TV na escola e os desafios de hoje: Curso de Extensão para Professores do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública: 2ªed. 2001. Editora Universidade de Brasília, UniRede e Seed/MEC/ Brasília.

LEITE, Lígia Silva. POCHO. Cláudia Lopes, AGUIAR. MEDEIROS. Márcia de, SAMPAIO Marisa Narciso: Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 2ª. Ed. Petrópolis e Vozes, 2004. RJ.

YOTUBE. Garoto compre batom! 1990. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sBWu7ibZDVg. Acesso em: 09/02/2017.












Um comentário:

  1. Olá professores! Elaborado por nós Rachel Soares e Katia Santana, ambas graduandas em pedagogia; este plano de aula nos ajuda a pensar sobre a utilização das tecnologias em sala de aula, e nas diversas possibilidades de utilizá-la em nosso favor neste contexto. Em linhas gerais o objetivo desse plano é contribuir para par despertar a criticidade do aluno sobre a influência dos meios de comunicação para o consumismo. Esperamos e desejamos que ele possa servir para auxiliar o professores dos alunos do 5°ano do Ensino Fundamental.

    ResponderExcluir