Centro
de Ciências Humanas – Curso de Pedagogia 7P Noturno
Kátia Santana
Silva
Maria Rachel
Soares
PLANO
DE AULA
INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E O CONSUMISMO
Trabalho
apresentado à disciplina, Tecnologia Aplicada a Educação, ministrada no 7º
período do curso de licenciatura de Pedagogia pela Unimontes.
Profª
Drª Fábia Magali. S. Vieira
Montes
Claros / MG
Fevereiro/2017
PLANO
DE AULA
Professoras:
Kátia Santana Silva e Maria Rachel Soares
Série:
5º Ano do Ensino Fundamental
Turma:
Azul
Turno:
Tarde
Data: 15/02/2017
Área
do conhecimento: Português
Tema: influencia dos meios de comunicação e o
consumismo.
Objetivos
Geral: Discutir o modo como os meios de comunicação influenciam a vida do homem
e de que maneira podemos utilizá-los no nosso cotidiano sem nos deixar sermos
dominados por eles.
Específicos:
1.
Discutir quais
são os tipos de propagandas e onde elas são divulgadas
2.
Identificar os
recursos existentes na propaganda percebendo a função de verbos no imperativo presente nelas.
3.
Identificar Compreender
o modo como a propaganda atuante nos meios de comunicação influencia a pessoa
ao consumismo.
4.
Analisar os sentimentos
gerados pela propaganda.
Metodologia
Primeiro
momento: pedir às crianças que tragam propaganda de algum produto que elas
conheçam no dia a dia; (se caso for de imagem trazer recortada, se for áudio ou
audiovisual deve ser relatada).
Segundo
momento: dialogar com as crianças sobre as propagandas
encontradas
o
Onde você viu esta propaganda?
o
Revista? Rádio? Televisão? Outdoor?
o
Por que esta propaganda chamou sua
atenção?
o
Você utiliza esse produto?
o
Por que você utiliza este produto?
o
Você começou a utilizá-lo antes ou
depois de ver a propaganda?
o
Você acha que ele é indispensável em sua
vida?
o
A publicidade influencia a vida das
pessoas? Como?
Terceiro
momento: Assistir um vídeo com uma propaganda. Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=sBWu7ibZDVg. (o produto é um chocolate, “Batom”
da marca Garoto, produto este bem atrativo para crianças).
·
Reflexão sobre a palavra “CONSUMO”:
·
Montar dois cartazes:
·
Inicialmente cada criança deverá expor o
que tem de conhecimento prévio sobre o tema e cada informação deverá ser
escrita no cartaz.
·
Em seguida será disponibilizado para as
crianças o dicionário onde poderão buscar o conceito da palavra “consumo”, que
será transcrito também para o cartaz.
·
Juntamente com a professora as crianças
farão a leitura das informações contidas nos cartazes fazendo comparações das
informações que tinham com o conceito encontrado no dicionário.
Quarto
momento: Interrogar as crianças sobre os efeitos positivos e
negativos da propaganda apresentada. Conversar sobre o objetivo dos verbos no
imperativo encontrados nas propagandas e como as pessoas são influenciadas a
consumirem, por meio das propagandas
presentes nos meios de comunicação destacando a TV como a que mais influencia
ao consumismo. Pedir para que eles
escrevam em uma folha os verbos presentes nas propagandas destacando os que
mais apareceram.
Recursos: Papel manilha ou cartolina recortes de diversos tipos de propagandas com ou
sem imagem, lápis borracha, lápis de colorir, giz de cera e folhas A4, data
show, vídeo.
Avaliação:
observar o interesse do aluno nas discussões do tema proposto analisando
intrinsecamente, a sua participação e envolvimento nas atividades propostas.
Referencias
FIORENTINI. Leda Maria
Rangearo, CARNEIRO. Vânia Lúcia Quintão, TV na
escola e os desafios de hoje: Curso de Extensão para Professores do Ensino
Fundamental e Médio da Rede Pública: 2ªed. 2001. Editora Universidade de
Brasília, UniRede e Seed/MEC/ Brasília.
LEITE, Lígia Silva. POCHO. Cláudia Lopes, AGUIAR.
MEDEIROS. Márcia de, SAMPAIO Marisa
Narciso: Tecnologia educacional: descubra
suas possibilidades na sala de aula. 2ª. Ed. Petrópolis e Vozes, 2004. RJ.
YOTUBE.
Garoto compre batom! 1990. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=sBWu7ibZDVg. Acesso em: 09/02/2017.
Olá professores! Elaborado por nós Rachel Soares e Katia Santana, ambas graduandas em pedagogia; este plano de aula nos ajuda a pensar sobre a utilização das tecnologias em sala de aula, e nas diversas possibilidades de utilizá-la em nosso favor neste contexto. Em linhas gerais o objetivo desse plano é contribuir para par despertar a criticidade do aluno sobre a influência dos meios de comunicação para o consumismo. Esperamos e desejamos que ele possa servir para auxiliar o professores dos alunos do 5°ano do Ensino Fundamental.
ResponderExcluir