O uso das tecnologias digitais em sala de aula: Animes, uma alternativa interessante
Anagrey Barbosa
Fábia Magali Santos Vieira
O objetivo do texto é apresentar a utilização de animes como ferramentas tecnológicas que possa incrementar o ensino- aprendizagem de forma interativa, criativa e atrativa para os alunos. Segundo as autoras, anime ou animê é entendido como uma animação ou desenho com olhos grandes e traços simplificados que teve sua origem no Japão. Para os japoneses tudo que seja animação, seja ela nacional ou estrangeira, é considerado anime, contudo para os ocidentais, o termo refere-se aos desenhos animados vindos do Japão. Muitos animes fazem sucesso originando dos mangás. Os animes podem ter formato das séries de TV, filmes ou OVA(é um formato de animação constituído de um ou dois episódios).
As principais características dos animes são:
· Direção de arte ágil;
· Enquadramentos ousados com temas variados;
· Reflexos de cultura japonesa;
· Caracterização exagerada dos desenhos como gotas de água que aparecem para revelar constrangimento;
· Diminuição súbita de personagem para demonstrar vergonha ou medo, entre outras.
As autoras sugerem ainda que os animes podem ser trabalhados inicialmente nas aulas de química, como recurso didático, como a escala termométricas e zero absoluto. Já nas aulas de história e geografia, podem se relacionar culturas de outras civilizações.
Ainda com as autoras, os animes é interessante para uma atividade interdisciplinar, pois estabelece um diálogo entre os animes e outras disciplinas. Os animes possuem uma fonte de material como vídeos, programas semanais, como produzir seus próprios personagens, através de programas de computador e pode se trabalhar nas aulas de português explorando os anime e tornando as aulas estimulantes e atrativas aos alunos.
Acadêmicas(s): Adriana Gomes Barbosa
Marina Rodrigues Amaral
Nenhum comentário:
Postar um comentário